Rota de Santa Marinha


  1. Percurso
  2. Descrição
  3. Mapa
  4. Fauna
  5. Fotografias
  6. Comentários

Percurso

Rota de Santa Marinha

Rotas do Litoral Alentejano

Perfil: Plano

Época aconselhada: De outubro a abril.

Da Praia de Melides até Melides. Percurso plano, desde o cordão dunar litoral, passando pela Várzea de Melides, Igreja de Santa Marinha e Fonte dos Olhos.

Ext.: 6.5 km 02:00h Dificuldade: Gráfico da altitude:

476 pessoas gostam deste percurso.

Descrição


 

Da Praia de Melides a Melides (6,5 km)

   Do vértice geodésico da Vigia, na duna litoral a norte da foz da Lagoa de Melides, siga para nascente pelo estradão que liga a Melides.

  Cerca de 2 km à frente, em 38 08 34.5 N, 08 46 01.5 W, vire para sul, para a Várzea de Melides, a parte da Lagoa já assoreada, e densamente cultivada. Siga de novo para nascente, ao longo da Ribeira de Melides, que vai irrigando os campos. Em 38 08 38 N, 08 44 26.5 W, vire para norte, saindo da várzea na zona da Salvada, e retomando o estradão para Melides na direção nascente. Passará pelo cemitério de Santa Marinha, à entrada do qual as ruínas da Igreja de Santa Marinha propiciam um pequeno descanso. Esta igreja data do início do século XVI, antes do assoreamento da barra de Melides, e quando embarcações de pouco calado conseguiam ainda passar pela Lagoa até aqui.

  Mas já estamos à entrada de Melides. Continue pelo estradão até à estrada asfaltada, siga por esta, para sul, ao longo de 100 metros, com cuidado, e vire depois para nascente, entrando na povoação. Vire pouco depois à direita, e estará na Fonte dos Olhos, nascente de água, abundante, que sempre abasteceu o povoado, agora com um lavadouro público disponível e transformada em aprazível local de descanso. Siga até ao fim da rua, antiga Rua da Fonte, até chegar à Igreja de São Pedro de Melides, do século XVIII. O largo fronteiro é de uma placidez desarmante. A igreja merece uma visita; possui um magnífico presépio popular e tem uma despretensiosa mas belíssima coleção de pequenos quadros representando a Via Sacra.

  Se fizer o percurso em sentido inverso, de Melides para a praia, comece a manhã em Melides, com pão quente, artesanato, visita à igreja, a Fonte dos Olhos, a Igreja de Santa Marinha, e desça à várzea. Até estou com inveja…

Mapa



descarregar ficheiro kml

Fauna


 

 

Flora


Fotografias


Início do Percurso

Praia de Melides, a norte da foz da Lagoa (a tal praia secreta...).

Fim do Percurso

Igreja de Melides

Igreja de Santa Marinha

Antiga igreja erigida pelos pescadores de Melides no século XVI

Olhos de Água

Nascente de água que desde sempre abastece Melides

Comentários


Adicionar comentário: (o seu comentário será publicado após aprovação.)

Nome:
Comentário:


Rota de Santa Marinha